Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Monólogo “Acinzentado”, com Letícia Braga

Depois de uma ótima apresentação durante a 4ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória com o monólogo “No Final das Contas”, a capixaba Letícia Braga retorna a capital para apresentar seu mais novo trabalho, no Teatro Galpão, nos dias 03 a 07 de dezembro de 2008 (quarta a domingo, respectivamente), com entrada franca. Com direção cênica de Pablo Cruces (In Sanatório, 2002), e corporal de Cristine Braga, Letícia Braga nos trás o trabalho que conseguiu o Prêmio de Incentivo Alvim Barbosa, que consiste em auxiliar na produção de espetáculos dentro do estado do Espírito Santo e pertence a SECULT.

O texto foi escrito pela a atriz, que interpreta uma ex-entregador de marmitas. Não posso falar mais, pois como todos, verei a peça quando ela estrear, mas para termos uma idéia a Casa Melancia enviou um maravilhoso release sobre o espetáculo (sem eu precisar recorrer a eles!), além de uma pequena introdução do que é o espetáculo. Agradeço aos membros da Casa (Elisa Queiroz, Fran de Oliveira e Rodger Savaris) e desejo a todos um bom espetáculo. Leiam o release:

Acinzentado Letícia Braga estréia em Vitória

o monólogo “Acinzentado”

Peça fica em cartaz de 03 a 07 de dezembro, no Teatro Galpão, com entrada franca

O confronto entre as palavras e o silêncio dá o tom de “Acinzentado”, monólogo escrito e interpretado pela atriz Letícia Braga, que estréia no dia 03 de dezembro (quarta-feira), no Teatro Galpão. A peça, que tem direção cênica de Pablo Cruces, faz curta temporada até o dia 07 (domingo), sempre às 20h30 e com entrada franca todos os dias. A produção é da Casa Melancia.

Selecionado pelo Prêmio Incentivo Alvim Barbosa à Produção de Espetáculos Cênicos no Espírito Santo, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, o monólogo quebra a estrutura formal da narrativa tradicional. Não há começo, meio e fim no sofrimento do personagem principal, um ex-entregador de marmitas que perdeu tudo, mas preserva a memória e várias críticas à indiferença da sociedade.

Além disso, o que marca sua vida é um sentimento de impotência ampliado pela loucura. “Eu sou minúsculo!”, grita o protagonista, sufocado pelos aviões e pelas lembranças do pai e do ex-patrão, cinzas que reuniu ao longo de sua mal-traçada vida.

De tudo que possui, não lhe resta o colchão nem a escova de dentes, apenas a bicicleta, companheira de fracassos desde a infância e, agora, também destruída. Ela é uma metáfora. Melhor, a bicicleta é o próprio personagem ou são os dois um único ser em franca decadência, com os freios gastos e a corrente sem óleo, soltando da coroa a cada pedalada.

Outro ponto fundamental do espetáculo é o improviso, que marca a carreira de Letícia Braga desde os tempos de teatro de rua, em Vitória. Em “Acinzentado”, a atriz apresenta a influência marcante do texto do autor irlandês Samuel Beckett, autor de importantes obras literárias e teatrais como “Malone Morre”, “Esperando Godot” e “Fim de Partida”.

Na dinâmica do espetáculo, “Acinzentado” aproxima o público dos dramas do personagem, ao levar os espectadores para o palco do teatro. Cada apresentação tem público reduzido, com apenas 75 lugares, o que faz de cada sessão uma vivência íntima e intensa entre atriz e espectadores.

Pré-espetáculo

Acinzentado - Letícia Braga - Foto de Pablo Cruces (5) Os ingressos para a peça poderão ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18h30. Para isso, a produção do espetáculo criou mais dois atrativos para que o público não precise ir ao teatro duas vezes.

A partir de quarta-feira (03), com a estréia da peça para o público, será reaberto o Bar do Teatro Galpão, com bebidas e lanches servidos antes e depois do espetáculo. Além disso, o espaço recebe uma exposição de telas da artista plástica Ivana Belchior. O trabalho, realizado com graxa, é inspirado no texto de “Acinzentado” e nos dramas do personagem.

A temporada de “Acinzentado” no Teatro Galpão pretende criar um pólo cultural autônomo e temporário naquele espaço. As atividades acontecem a partir de quarta-feira (03), às 18h30, no espaço externo do, com área coberta.

Pós-espetáculo

A produção do monólogo “Acinzentado” promove também uma série de bate-papos com a equipe da peça e convidados. Na quarta-feira, a psicóloga e artista plástica carioca Flávia Serejo conversa com o público sobre o tema “Imagem Poética e Imagem Psíquica: A importância da relação com o mundo interior e sua organização na construção da imagem poética”.

Os debates acontecem após a peça, no Bar do Teatro Galpão, um ambiente informal e de formação artística.

Trajetórias

Letícia Braga

Acinzentado - Letícia Braga - Foto de Pablo Cruces web 06 Letícia Braga começou a atuar no teatro em Vitória, na segunda metade dos anos 90, com o Grupo Bufão de Teatro de Rua, do qual é fundadora. Também teve importante papel na democratização da arte teatral, levando oficinas para favelas e comunidades do interior do Espírito Santo com Usina Teatral Urbana (UTU).

A partir dos anos 2000, pesquisa novas linguagens com o diretor Pablo Cruces participando das montagens de “In-Sanatório” e “Neurobiose”, de teatro experimental, que foram marcos no teatro de Vitória. Em paralelo, participa da montagem de duas óperas, “Panela de Barro” e “O Reino de Duas Cabeças”.

Desde 2004 aprofunda seus estudos na dramaturgia de Samuel Beckett, Peter Brook e Valére Novarina, aprimorando sua consciência cênica e corporal com Jean-Jacques Sanches (coreógrafo francês da companhia Accueil Studio de Marseille). Deste período de pesquisa nasceram dois monólogos, “Ladainha” e “No Final das Contas”, este ultimo selecionado em 2008 para participar da mostra Novíssimas Pesquisas Cênicas promovida pelo SESC Tijuca no Rio de Janeiro e pelo CEAE – Centro de Estudo Artístico Experimental.

Radicada em Niterói, a atriz Letícia Braga mantém os laços que a prendem ao Espírito Santo. Recentemente, ela apresentou o monólogo “No Final das Contas” no IV Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, ocorrido em outubro passado.

Letícia também prepara, para abril de 2009, o espetáculo “Onde, Quando, o Fim”, texto escrito em conjunto com a dramaturga Isabel Cavalcante, inspirado também em Samuel Beckett.

No cinema, ela é a protagonista dos curtas-metragens “Grinalda” (2006), “Eu que nem Sei Francês” (2008) e “Avenca” (ainda inédito, previsto para 2009), dirigidos por Erly Vieira Jr.. Esses vídeos fazem parte de uma série em que diretor e atriz reescrevem o roteiro à medida que a obra é filmada.

Pablo Cruces

Médico psiquiatra, escritor e diretor de teatro que durante os anos noventa teve uma intensa atividade cultural na cidade de Vitória, participando da cena capixaba. Fez parte do grupo Scem Real de poesia e performance.

Em 1999, inicia sua parceria com a atriz Letícia Braga com quem funda a Associação Feira (Afeira), de Produção e Difusão Cultural. Desta parceria surgem vários projetos, como a Usina Teatral Urbana (UTU), a Ocupação Artística e Cultural (OCA), que ocupou durante uma ano um velho casarão na Cidade Alta, onde aconteciam diversas atividades culturais para a população.

No teatro, escreveu e dirigiu “Neurobiose” (1999) e “In-Sanatório“ (2002), sucesso de crítica e público. Em 2005, participou na produção do monólogo “Ladainha”. Em 2008, volta a dirigir com o monólogo “No Final das Contas”.

Atualmente trabalha na produção de um curta-metragem e na produção de um novo espetáculo de teatral a estrear em 2009.

Ficha Técnica

Texto e direção geral: Letícia Braga

Direção cênica: Pablo Cruces

Direção corporal: Cristine Braga

Assessoria de dramaturgia: Isabel Cavalcante

Direção Musical e composição: Luiz Gustavo

Figurino e cenografia: Elisa Queiroz

Iluminação: Fran de Oliveira

Fotografia: Pablo Cruces

Produção Geral: EQ Produções Artísticas e Casa Melancia - Cultura e arte por toda parte!

Serviço:

Acinzentado - Letícia Braga - Foto de Pablo Cruces (1) “Acinzentado”, com Letícia Braga

Dias: 03, 04, 05, 06 e 07 de dezembro (quarta a domingo)

Horário: 20h30

Local: Teatro Galpão (Av. Nossa Senhora da Penha, 2490, Santa Luiza, Vitória)

Ingressos: Entrada franca (os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir de 18h30).

Limite de público: 75 pessoas

Informações: (27) 3084-6650

Assessoria de imprensa: Elisa Queiroz (27) 3347-1151/8806-0000

imprensa@casamelancia.com.br

Fotos, release e currículos para download em:

teatroacinzentado@gmail.com / senha: leticiabraga

Ensaio aberto para a imprensa: Dia 01 (segunda-feira), às 18h30, no Teatro Galpão.

A atriz Letícia Braga e o diretor Pablo Cruces estarão em Vitória a partir de sábado (29 de novembro) à disposição para entrevistas e também após a sessão para a imprensa. Contatos: (21) 9868-3561/ (21) 9901-0563/ (27) 3225-4204

Nenhum comentário: